Renovabilidade Hidroenergética
Por Dr. Mário Jr. Saviato-20/06/2022
Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
UNIFAP – AP – Especialista em Peixes.
A demandar energética é crescente e propulsiona inúmeras atividades humanas, desde o café da manhã até nosso descanso no final do dia, passando por todos os momentos de nossa vida.
Mas, muitas são as fontes energéticas, desde a combustão até a geração solar. Diferente das demais formas de produção energética, as hidrelétricas podem promover a demanda contínua de energia estável. O que não ocorre com a geração eólica e solar, por exemplo, pois os ventos sessam e o sol se põe, impedindo a geração elétrica.

A energia de fonte hidroenergética aproveita água da chuva, que também pode ser usada para consumo ou para irrigação. Ao armazenar água, as hidrelétricas protegem os aquíferos contra o esgotamento e reduzem nossa vulnerabilidade às inundações e secas.
A energia de fonte hidroenergética, é considerada renovável, pois, usa a água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. E assim, mesmo os empreendimentos de pequeno ou grande porte, enquadram-se neste conceito de fonte de energia renovável e limpa.
Por não produzirem gases tóxicos ou efluentes que, contaminam o ar e a água, as hidrelétricas colaboram para o combate às mudanças climáticas e melhoram o ar que respiramos. Sendo uma fonte de energia que não queima combustíveis fósseis ou de outras origens, não produz fumaças e não contribui para o “efeito estufa” e chuvas ácidas.
Para construir uma hidrelétrica, é necessário cumprir alguns requisitos, na área de influência do futuro empreendimento e durante seu funcionamento, tais como: a preservação de áreas de importância às espécies da fauna e da flora; recuperação de áreas degradadas; proteção e recuperação das matas ciliares; monitoramento das espécies de animais e plantas; e monitoramento da qualidade da água.

Estas atividades melhoram o meio ambiente, preservando as espécies de animais e plantas. Pois, aumentam a área de floresta e a riqueza de espécies da região. Com o acumulo de água no reservatório, aumenta a área disponível para o crescimento das populações de peixes.
Por fim, as hidrelétricas proporcionam melhorias tanto na saúde ambiental, quanto na saúde das populações humanas. Trazendo benfeitorias a todos de forma saudável e duradoura.

BIBLIOGRAFIAS
BUSATO, M.A.; NOTHAFT, S.C.S; FELIPE, M.R. IMPACTOS À SAÚDE HUMANA EM REGIÕES DE IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA1. Hygeia, v. 16, p. 373-385, 2020.
DE BRITO, L.A.P.F.; DA COSTA, S.B.. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS GERADOS NA IMPLANTAÇÃO DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS E USINAS HIDRELÉTRICAS DE MÉDIO PORTE. Revista Brasileira de Energia| Vol, v. 25, n. 1, 2019.
SAVIATO,M.J.; MARIANO, W.S.; SASSI, V.B.; MARTINS, P.H.O.. FISHES DIVERSITY IN A RESERVOIR OF SMALL HYDROELECTRIC POWER THAT SUFFERS INFLUENCE OF URBAN EVICTIONS, IN THE CITY OF ARAGUAÍNA, TOCANTINS STATE, BRAZIL. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 13, 2020.
TATAGIBA, S.D.; SILVA, S.S.; CARDOSO, T.A.; COSTA, M.H.P.; AGUIAR, R.L.. Qualidade limnológica da água em ambiente de criação de tambaqui em tanques-rede no reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Scientific Electronic Archives, v. 15, n. 2, 2022.